Since 12.11.2004

domingo, julho 10, 2005

Michael Bry vs Câmara Municipal da Murtosa


Passo a transcrever um post alarmante sobre a situação do artista Michael Bry e da Câmara Municipal da Murtosa. Obrigada MRF pelo apelo!
Michael Bry, um famoso fotógrafo alemão, apaixonou-se pelos barcos moliceiros. Decidiu então instalar-se na Murtosa para realizar um verdadeiro trabalho de pesquisa e registo etnográficos. Este senhor alemão já se fixou em Cuba, EUA, ou Espanha, devido a outras paixões, e foi sempre contemplado com todo o tipo de apoios para os projectos que desenvolvia, mas na Murtosa... não foi assim. O mais espantoso é que a CMM nem sequer se interessou pela aquisição ou publicação de parte ou da totalidade das mais de 3000 fotografias da região que o ilustre fotógrafo foi tirando ao longo de mais de três anos. Algumas dessas fotografias tiveram como foco a construção dos moliceiros, actividade que entretanto foi extinta.
Michael Bry, mestre na arte de fotografar, usa o belo, a preocupação estética, como um meio que serve fins documentalistas. Nem a Câmara Municipal da Murtosa nem outro organismo estatal se interessaram pelo seu trabalho.
Agora desistiu, vai voltar para a Alemanha. Na Murtosa vão deixar de ver passar aquele senhor de barba branca e câmara ao ombro, que até aprendeu a falar português para poder comunicar com os sábios dos moliceiros.
Faço aqui um apelo a todos os murtoseiros para que não deixem Michael Bry partir (em Agosto) sem uma manifestação de apreço pelo trabalho que projectou e realizou com paixão. Relativamente à (não) reacção da CM da Murtosa, fica o registo e a consternação. E peço a quem de direito, por atributo de funções, e a quem de direito, por consciência cívica, o favor de dar um salto ao atelier de Michael Bry... para o caso deste ser apenas um caso lamentável de distracção ou inércia.

2 Vox Angeli:

<$BlogCommentAuthor$> said...

<$BlogCommentBody$>

<$BlogCommentDateTime$>

<$BlogCommentDeleteIcon$>

Enviar um comentário

<< Home