Since 12.11.2004

terça-feira, abril 25, 2006

Viagens na Minha Terra II

E porque ainda tinha um diazito de folga para gozar, depois do Porto, fui até Braga. Mais precisamente, Padim da Graça.
Desta vez, fui ao serviço da Cultura. Ou da música, como queiram.
A BFM deslocou-se então à Graça.
Levantar às 4h30 da matina para apanhar o autocarro às 5h30 nas portagens da autoestrada em Estarreja é das poucas coisas que "dói" um pouco. Pior que isso foram as duas subidas acentuadíssimas que a Banda teve que subir debaixo de um calor insuportável nesta altura do ano. Tudo isto para ir buscar os juízes das Festas em honra de Nª Sª da Graça. Tem graça não?
O que mais gosto nestas romarias do Norte (leia-se Minho) é que o Povo vive intensamente a Festa. Todos têm o cuidado de se vestir a rigor. Receber bem as pessoas (sim porque a Banda teve direito a um banquete melhor que os que se servem nos Jardins da Ria). Ir à Missa (e estar atento, coisa que não acontece por estes lados). Acompanhar a procissão religiosamente (e não comentar a vestimentária de X ou Y, como acontece por cá).
Não sei bem porquê mas parece que pelo Minho a tradição continua bem viva. Enquanto que pelo resto do País, as tradições vão dando lugar ao urbanismo, por lá, há o cuidado de manter aquilo que nos torna diferente.
Romarias Minhotas VS Outras Romarias? Quando a Romaria deixa de ser o que era, também deixa de ser tradição.

0 Vox Angeli:

<$BlogCommentAuthor$> said...

<$BlogCommentBody$>

<$BlogCommentDateTime$>

<$BlogCommentDeleteIcon$>

Enviar um comentário

<< Home